quarta-feira, 28 de abril de 2010

DCE da UFPI participa de ato em prol dos trabalhadores brasileiros


A grande pauta do ato público será a redução da jornada de trabalho

Nesta sexta-feira (30) o Diretório Central dos Estudantes da Universidade em conjunto com outros movimentos sociais e de trabalhadores participarão de ato em defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros a partir das 8:00 horas na Praça Pedro II, no Centro de Teresina-PI. A grande pauta do ato público será a redução da jornada de trabalho, pois o movimento acredita que tem que conquistar a sociedade em torno da Luta pela “Redução da Jornada de Trabalho sem Redução dos Salários”.

Para o DCE/UFPI a combinação de todos estes fatores desencadeados pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, provocaria a geração de um círculo virtuoso na economia, combinando a ampliação do emprego, o aumento do consumo interno, a elevação dos níveis da produtividade do trabalho enfim um maior crescimento econômico com melhora da distribuição de renda.

Entre as entidades que estarão presentes podemos citar a Central Única dos Trabalhadores - CUT e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB, a Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí - FAMEPI, a União da Juventude Socialista e a União Brasileira de Mulheres – UBM.

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago nos Estados Unidos.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário