quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

MULHERES APÓIAM A CHAPA 2 PARA A ELEIÇÃO DA ADUFPI


Não nascemos mulheres. Tornamo-nos, a partir da nossa luta e afirmação enquanto tais, já dizia Simone de Beauvoir. E o principal constituinte deste percurso é exatamente o gozo pleno de nossas liberdades.
Ancorados neste princípio, manifestamos nossa reprovação à atitude eleitoreira da Chapa 1, que tenta arvorar-se como representante dos interesses de nós mulheres. Na nossa caminhada, preferimos ter participação política ativa, falar por nós próprias, rompendo o ciclo vicioso de subjugação patriarcal secular que reserva às mulheres a condição de representada, segundo lugar, sem voz.
Utilizando-nos dessa condição repudiamos a exploração eleitoreira da causa da mulher que a Chapa 1 vem fazendo a fim de mascarar a grave situação política que vive a UFPI, provocada por uma administração superior que desrespeita a sociedade, o patrimônio público e, conseqüentemente, os interesses de mulheres, homens, jovens e idosos, que invalida direitos básicos, afrontando nossa condição de trabalhadoras livres e que ameaça a existência da UFPI como instituição referência dentro do nosso Estado, lançando-a na vala do autoritarismo, do clientelismo e da suspeita de improbidade administrativa generalizada.
Exercendo publicamente essa crítica, convocamos todas as mulheres, especialmente as docentes da UFPI, a se posicionarem a favor da construção democrática da presença da mulher no cenário acadêmico e sindical, apoiando a chapa 2.
A Chapa 2, encabeçada pelo Prof. Mário Ângelo, tem compromisso com a consolidação da universidade pública brasileira, se pauta pelo compromisso de resgatar o caráter sindical da ADUFPI em articulação com os demais movimentos sociais, inclusive o de mulheres, fomentando superação da dominação de gênero existente em nossa sociedade.
Nós que militamos há décadas no movimento social e sindical não nos deixemos enganar por falsos feministas e suas mensagens que desejam nada mais que deslocar o debate e escantear a discussão sobre os sérios problemas que afetam hoje a vida universitária na UFPI. A Chapa 2, Chapa da(o)s Professora(e)s, é composta por militantes históricos que imprimem em sua trajetória política a luta pela causa das mulheres e dos demais segmentos sociais historicamente discriminados.
NO DIA 28 DE JANEIRO VOTE NA CHAPA 2 PARA A ELEIÇÃO DA ADUFPI
Apoiam este manifesto as seguintes entidades:

União Brasileira de Mulheres UBM- Seção Piauí
União das Mulheres Piauienses – UMP
(Alana, Auriana, Érika, Lúcia, Rosymaura, Rosana, Norma Sueli, Sueli e Tânia)
Associação Brasileira de Lésbicas – ABL – Pólo Piauí
Liga Brasileira de Lésbicas
Secretaria de Mulheres da CTB
Mulheres do Movimento Quilombola
Oposição Sindical SINDSERM (Osmarina)
Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí – Graça Ciríaco
Movimento Popular – Lucineide Barros
Secretaria de Mulheres da FAMEPI
Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais
Secretaria de Gênero da UJS

0 comentários:

Postar um comentário