terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Universidade do Piauí terá recursos para projetos de combate à violência contra a mulher



Agência Brasil


A Universidade Federal do Piauí vai receber recursos no valor de R$ R$ 151 mil para custear projetos de combate à violência contra a mulher. A portaria da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) autorizando o repasse foi publicada hoje (4) no Diário Oficial da União.

Dados da Central de Atendimento – Ligue 180 colocam o Piauí em 20º lugar no ranking de registros de violência contra a mulher, com 1.063 atendimentos, de um total de 122 mil. O estado de São Paulo lidera a procura, com 87.457 ligações, seguido pelo Rio de Janeiro, com 33.844, e por Minas Gerais, com 18.216.

Entre janeiro e outubro de 2009, o serviço registrou 269.258 atendimentos, um aumento de 25% em relação ao total do mesmo período de 2008 (216.035). Desses, 47% foram em busca de informações sobre a Lei Maria da Penha (127.461 atendimentos), que tornou mais rigorosas as punições para casos de violência contra a mulher, e o restante foram relatos de violência.

De acordo com levantamento da SPM, mulheres negras com idade entre 20 e 40 anos, que não ultrapassaram o ensino fundamental, são as que mais recorrem à Central de Atendimento à Mulher, serviço criado para prestar informações e orientações a vítimas de violência em todo o país. A maioria (61,5%) diz sofrer agressões diárias, cometidas principalmente pelos companheiros.

Em novembro, a secretaria e o Ministério da Saúde lançaram a campanha institucional Uma Vida sem Violência É um Direito de Todas as Mulheres. Com spot de rádio, vídeo, cartazes, folders, entre outros, a campanha nacional busca romper as barreiras do medo de falar sobre a violência, incentivando as vítimas a ligarem para a central.

De acordo com a SPM, a estrutura de atendimento do Ligue 180 está sendo ampliada e aumentará de 20 para 50 pontos de atendimento. Também passará a funcionar por meio da tecnologia Voip - Transferência Direta de Chamadas –, que permite sistematizar automaticamente os dados das chamadas recebidas (data, local de origem, hora e duração da chamada).

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