quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Líderes criam entidade regional sem EUA; Cuba é país membro


As lideranças de 32 nações criaram, em reunião realizada no México, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). O novo organismo regional nasce de uma discussão iniciada no Brasil, em cúpula realizada em 2008, quando prevaleceu a posição dos países da região, o que inclui Cuba e exclui EUA e Canadá - contraponto à OEA, que faz o inverso.

O venezuelano Hugo Chavez propôs que a liderança do bloco fique a cargo de Lula. "Lula tem grandes condições, tem uma grande experiência, é um homem honesto, transparente, amigo de todos, capaz de escutar a todos", falou Chavez.

Apoio à Argentina
De início, a CELAC já tomou decidida posição em favor da Argentina no contencioso contra a Inglaterra referente às Ilhas Malvinas. A área é disputada entre os dois países, já motivou uma guerra, e agora gera discórdia pelo fato de os ingleses terem iniciado prospecção de petróleo à revalia do governo argentino.

Lula foi enfático na defesa da soberania da Argentina sobre o território, criticando a omissão da ONU neste tema. "Qual a explicação geográfica, política e econômica da Inglaterra estar nas Malvinas? Qual é a explicação política das Nações Unidas já não terem tomado uma decisão dizendo: "Não é possível que a Argentina não seja dona das Malvinas e seja um país que está a 14 mil quilômetros de distância", questionou.

Vários outros líderes, Lula à frente, criticaram o papel do Conselho de segurança da ONU, que dita regras para outros países acatarem mas que podem ser por seus membros quebradas.

De São Paulo,

Fernando Borgonovi

Fonte: http://www.ujs.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=525:lideres-criam-entidade-regional-sem-eua-cuba-e-pais-membro&catid=51:esquerda

0 comentários:

Postar um comentário